Make your own free website on Tripod.com

pentagon
Primeira Guerra

Home

Guerra do Vietna
Israel
A Guerra no Oriente Médio
Fatos & Fotos
Cruzadas
Segunda Guerra
Guerra Fria
Revolução Russa
Primeira Guerra
Revolução Francesa
Expansão Napoleônica
Evolução Histórica
Contate-me

Primeira Guerra

A guerra foi iniciada em agosto de 1914 marcando o fim de um periodo da história e iniciando outro. Ao meu ver a Primeira guerra só é entendida como Mundial por envolver dois importantes países fora do contexto europeu que são eles Japão e E.U.A, mesmos estes tendo pouca participação militar na mesma, mas a primeira fase da guerra foi em cenário mais europeu do que mundial.O estopim do conflito foi o assassinato do herdeiro do trono austriaco, o arquiduque Francisco Ferdinando, por um estudante bósnio em Sarajevo, em 28 de junho de 1914. Vários países da Europa se encontravam no que se chamava "Paz Armada" devido a grande tensões nas divisões do território da Africa e Ásia, sendo o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando apenas um pretexto para se iniciar a Guerra. Os países se dividiram em 2 blocos: as potências centrais (Alemanha, Áustria-Hungria que após o inicio da guerra conseguiram a adesão de Bulgária e Turquia) e as potências da entente ou aliadas (Império Britânico, França, Império Russo e Sérvia ganhando o apoio do Japão, Romênia, Itália, Grécia e quase ao final da guerra dos E.U.A em 06 de abril de 1917.

A guerra se inicia com a intervenção austríaca na península balcânica provocando uma imediata reação russa, que, com ela possuia objetivos expansionistas. Como reação a intervenção russa, surge a mobilização alemã em ajuda ao seu tradicional aliado austríaco e como uma bola de neve a intervenção alemã mobilizou Inglaterra e França. Os planos alemães era aniquilar o exército francês, com um cerco através da Bélgica, antes que os russos se mobilizassem. Mas estes se organizaram com uma rapidez inesperada, invadiram a Prússia oriental, derrotaram o oitavo exército Alemão em Gumbinnen (20 de agosto) fazendo as tropas alemãs recurem para oeste. De 8 a 12 de setembro houve grandes vitórias russas sobre a Áustria em Lemberg. Em primeiro de fevereiro a Alemanha anunciou uma guerra de submarinos esperando vencer a Inglaterra mas isto não ocorreu devido a introdução do sistema de comboio de navios. Em Março eclodiu a revolução russa causada pelas enormes baixas, cansaço da guerra e crises econômicas.
Os conflitos envolveram básicamente estes países e os E.U.A que entraram no conflito para garantir seus investimentos feitos na Inglaterra e França. Não julgo aqui as intencões do Império russo como puritanas, haviam, claro vários interesses ao entrar na guerra, mas o sacrificio deste país e suas constantes vitórias sobre os países de eixo sacrificando seu povo e sua economia, e analizando as tabelas abaixo chegarão a conclusão como foi importante o papel da Rússia e da Inglaterra na Primeira Grande Guerra.

Inglaterra
Rússia
França

Total de forças Mobilizadas
9.500.000
13.000.000
8.200.000

Total de Baixas nas forças
1.000.000
1.700.000
1.500.000