Make your own free website on Tripod.com

pentagon
Segunda Guerra

Home

Guerra do Vietna
Israel
A Guerra no Oriente Médio
Fatos & Fotos
Cruzadas
Segunda Guerra
Guerra Fria
Revolução Russa
Primeira Guerra
Revolução Francesa
Expansão Napoleônica
Evolução Histórica
Contate-me

Segunda Guerra

O objetivo principal desta página está em mostrar as importantes participações da Rússia nas guerras. Aos meados da Primeira Guerra ocorreu a Revolução Rússa que colocou o país entre as maiores potências ecônomicas e militares da época. Enquanto o mundo capitalista se via afundando em crise a economia russa era uma ilha em prosperidade até o inicio da segunda guerra...
A segunda grande guerra foi uma continuação da primeira, devido ao espírito revanchista que surgiu nos países derrotados da primeira guerra.

Situação da Europa antes da segunda guerra

A Itália nao havia obtido as compensações territoriais que almejava ao final da primeira guerra iniciando a política facista de Mussolini em 1935 ordenando a invasão da Abissínia (atual Etiópia) um dos poucos países africanos independentes que foi facilmente tomada pelos italianos. E em 1939 a Itália invadia a Albânia sendo que A Liga das Nações, comandada por Inglaterra e França se limitou a reprimendas.
A Alemanha vencida e humilhada pelo tratado de Versalhes (1919) se manteve como potência graças a uma população de 62 milhões de habitantes, o carvão do vale Ruhr e seu desenvolvido parque industrial. E em 1938 Hitler fazia a anexação forcada da Áustria alegando ser a união da raça pura. Ainda em 1938 a Alemanha exigiu o território de Sudetos que pertencia a Tcheco-Eslováquia, Inglaterra e França se opuseram a anexação até que Mussolini propôs o que se chamou Conferência de Munique ocorrida em 30 de setembro onde participaram lideres da Itália, Alemanha, Inglaterra e França que concordaram em entregar Sudetos aos alemães desde que a Tcheco-Eslováquia continuasse independente.
Em 1936 Espanha se encontrava em guerra civil (facistas e republicanos) transformando-se em campo de teste para as novas armas que seriam usadas na segunda guerra. De um lado os republicanos apoiados pela U.R.S.S e do outro os fascistas apoiados por Portugal, Alemanha e Itália. A guerra terminou em 1939 com a vitória dos fascistas com um saldo de 1.000.000 de mortos.
A França se via cercada por três países fascistas (Alemanha, Itália e Espanha) estava enfrentando uma crise econômica e política onde socialistas e fascistas brigavam pelo poder, com a vitória dos partidos comunistas os fascistas aumentaram sua ofensividade e o país esta quase mergulhando em um guerra civil.
E em 20 de agosto o mundo se surpreendia com o tratado de nao agressão entre União Soviética e Alemanha, mas ambos países se beneficiavam com o tratado sendo que a URSS se livrava da tentatica franco-britânica de jogar exércitos alemães contra seu território e conseguia tempo de se equipar e treinar seus exércitos contra a inevitável guerra contra a Alemanha.

Tem inicio a primeira guerra

Garantida a neutralidade Soviética a Alemanha avançava sobre a Polônia causando imediata reação de Inglaterra e frança que declararam guerra a Alemanha.
Primeira Fase: começa em setembro de 1939 e termina em junho de 1942. As potências do Eixo estavam se expandindo muito nessa fase. Os alemães invadiram a Dinamarca e a França em abril de 1940, e em maio eles invadiram a Holanda e a Bélgica, e mais tarde a França. Em abril de 1941 os alemães invadiram a Iugoslávia e a Grécia, e então, rompendo acordos anteriores, o exército alemão invadiu a União Soviética. Os italianos avançaram no Egito, e os alemães desembarcaram na África. Então os japoneses avançaram no Pacífico, atacando a base militar de Pearl Harbor.
O objetivo principal do Japão era formar um grande império asiático, com a conquista de regiões ricas em matérias-primas, sobretudo petróleo e borracha, necessários para manter sua máquina de guerra. No dia 7 de setembro de 1941, a aviação japonesa fez um ataque-surpresa à base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí. Foi então que os Estados Unidos acordaram para a guerra.
Segunda Fase: as forças do Eixo foram contidas na Europa, Ásia e África. Foi então que os ataques aéreos americanos à Alemanha começaram. Em 1943, os russos partiram para o contra-ataque através da Batalha de Estalingrado. A batalha de Estalingrado aconteceu na União Soviética e terminou com a derrota total dos alemães. Todo o prestígio que as tropas de Hitler haviam adquirido nas guerras da Europa Ocidental acabou-se em Estalingrado na Rússia.
Terceira Fase: a terceira fase foi de março de 1943 a setembro de 1945 e foi a fase final da guerra. Nessa fase as forças do Eixo foram derrotadas, perdendo o Mediterrâneo. No dia 6 de junho de 1944, o Dia D, os aliados desembarcam na Normandia. A Alemanha foi envolvida de todos os lados pelos exércitos aliados. Enquanto isso em janeiro de 1945 a Polônia era libertada pelos soviéticos que logo depois realizaram a invasão da Alemanha.Com o suicidio de Hitler, a conquista de Berlin pelo Exército Vermelho e a queda do III Reich terminava em maio de 1945 a guerra na Europa . Os EUA covardemente lança sobre um país já arrado pela guerra duas bombas atômicas na forma de provar ao mundo que ele detinha tecnologia atômica.